• « Quartos » Seta para baixo

DETALHES DO POST

PRINCIPAL / BLOG / DETALHES DO POST

Conheça a História de Itaipava

Poucas pessoas sabem, mas o 3º Distrito de Petrópolis é o único que ostenta um nome tomado do idioma indígena. A palavra Itaipava significa “recife de pedra que atravessa o rio de margem a margem, provocando o desnivelamento da corrente; pequena queda d’água”.

Como você já deve ter percebido os primeiros a viver por aqui eram índios que, ao que tudo indica, estavam fugindo da perseguição dos portugueses e/ou tribos hostis se refugiando por aqui.

 

Estrada União e Indústria

O tempo passou e as coisas só começaram a mudar para Itaipava (que nem existia como localidade) quando se iniciou a construção da Estrada União e Indústria. Junto com a nova estrada, o clima excelente e à criação da Estação Ferroviária, o vilarejo pobre, que vivia da agricultura e da indústria de tijolos, se transformou num pólo de atração de veranistas, grandes personalidades da vida política, econômica e social brasileira.


Foto: Revert Henry Klumb



Estação de Itaipava - Foto: Tereza Serpa


A Criação do Distrito

O Distrito de Itaipava foi criado pelo Decreto n.º 1, de 8 de maio de 1892, o qual dividiu o Município de Petrópolis em seis Distritos: 1º Cidade, 2º Cascatinha, 3º Itaipava, 4º Pedro do Rio, 5º Areal, 6º S. José do Rio Preto.

Em 3 de junho de 1892, o Decreto n.º 1 A, retificou o anterior, anexando o Distrito de Areal ao Município de Paraíba do Sul. Itaipava continuou sendo o 3º Distrito, compreendendo as terras da “Fazenda Santo Antonio”, “Santo Antonio de José Alves” e todas as terras entre o alto da serra de Teresópolis e o Rio Piabanha, de um lado, e as terras entre a Serra da Maria Comprida e o mesmo Rio Piabanha, de outro, inclusive a Fazenda do Sumidouro.


Distritos de Petrópolis Atualmente


Imigração Japonesa e Portuguesa em Itaipava

A primeira família japonesa a residir em Itaipava foi a família Fukuda, cujo chefe, Kazuto Fukuda desembarcou em Santos, em outubro de 1913, e foi contratado como motorista pelo barão Schimidt Vasconcellos. Mais tarde adquiriu um terreno, tornando-se agricultor e convidou outras famílias a se estabelecerem na região, as quais se dedicaram ao cultivo de hortaliças.

Quanto aos imigrantes portugueses da Ilha da Madeira e dos Açores, radicaram-se os mesmos por todo o Vale do Piabanha, como foreiros e arrendatários, dedicando-se à lavoura, à criação de gado bovino e suíno e também ao comércio, deixando marcas de sua cultura, sobretudo no Vale do Cuibá, onde graças aos seus esforços, foi construída a Igreja do Espírito Santo.

 

Curiosidades

- O primeiro cinema de Itaipava foi inaugurado em 31 de julho de 1920 e funcionava aos sábados e domingos.

- Já recebeu visitas de importantes membros da política, como o Presidente Epitácio Pessoa e o Presidente Getúlio Vargas


Getúlio Vargas inaugurando a estrada Itaipava - Teresópolis


- Itaipava já teve um hipódromo por volta de 1894, próximo a Ponte dos Arcos;


Ponte dos Arcos

Voltar

https://www.teresopolisimoveis.com.br/
https://apiportal1.websiteseguro.com/